A Reforma Protestante foi o resultado da passagem do livro manuscrito (Livro 1.0) para o livro impresso (Livro 2.0). Assim como vivemos hoje, havia uma luta básica pela liberdade.
Leiam na íntegra este interessante artigo na url:
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2009/05/25/a-reforma-de-lutero-e-a-reforma-do-consumo/
terça-feira, 26 de maio de 2009
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Definir metas e métricas, não é um luxo é uma necessidade
É tão comum afirmar que a indústria de TI é a única que possui a capacidade de afetar a produtividade de todas as demais áreas da economia, incluindo-se os vários níveis de governo, que nenhuma autoridade de governo, analista de mercado ou profissional da área se atreve a negar esta afirmação.
Entretanto, há uma enorme distância entre reconhecer o potencial da TI e de fato tirar proveito dele.
Entretanto, há uma enorme distância entre reconhecer o potencial da TI e de fato tirar proveito dele.
Em muitas empresas TI é vista apenas como um centro de custo e para mudar esta visão somente com informações e dados concretos. Uma parada de um CPD ou de um servidor importante, como mensurar isto? Qual o impacto disto na corporação?
Imagine agora você levando dados e informações que algo deste tipo poderia ocorrer em sua empresa, e que você já havia alertado; e que este investimento estaria sendo postergado por algum motivo. Claro que o investimento seria aprovado rapidamente agora, mas mais do que isto, você teria muito mais eco em suas solicitações seguintes.
Mas para isto, você deve sempre ter muito claro as metas e métricas que você estará medindo a sua área de TI. É ela que lhe dará sustentação a seus argumentos e as suas solicitações. Sem estas metas e métricas, você também não saberá se é eficiente ou não!
Nova revista Linux.....

Desculpem pela falta de posts, porém tem sido bem difícil nos últimos tempos conseguir um tempinho para matérias boas a serem postadas. Mas vamos lá.
A equipe liderada por João Fernando, da Iniciativa Espírito Livre, é composta ainda por Hélio Ferreira na edição de arte, e como colunistas e responsáveis por artigos estão Cezar Taurion (IBM), Alexandre Oliva (FSFLA), Jomar Silva (ODF Alliance), Roberto Salomon (IBM), Edgard Costa (BrOffice.org), David Ferreira (CDLivre), Cárlisson Gaudino, Lázaro Reinã, entre outros.
Para baixar a edição #001 da Revista Espírito Livre aponte seu navegador para a seção download do site http://revista.espiritolivre.org.
quarta-feira, 18 de março de 2009
Não existe Gestão do Conhecimento !?!?
Acabei de ler um post na WebInsider com o título "Não existe gestão do conhecimento. É um mito", e achei interessante comenta-lo no blog.
O texto se baseia no paradigma de que somente podemos gestionar algo que é concreto; como livros, mercadorias, pessoas, etc. E segue comentando que não se faz gestão de algo que pode vir a ser, nem do futuro e nem do que passou. De que não é possível administrar sonhos, idéias e conhecimentos.
Eu discordo, porque podemos sim administrar sonhos, idéias e conhecimento. Lembre-se que sonhos, idéias e conhecimentos surgem, nascem... Porém após elas serem concebidas, podemos sim, gerencia-las e ajudá-las a se desenvolver. Em um grupo focado para isto, estas idéias, sonhos e conhecimentos podem agregar novas informações, e estas informações devem sim ser gerenciadas. Estas idéias, sonhos e conhecimentos podem até mesmo se desdobrar em outros sonhos, idéias e conhecimentos.
Ai então que a Web 2.0 pode nos ajudar a administrar tudo isto, de forma organizada, mantendo o conteúdo destas idéias e conhecimentos disponíveis a mais e mais pessoas, fazendo com que se multiplique, cresca e se potencialize. A forma como estas informações geradas destes sonhos, idéias e conhecimentos serão armazenadas, disponibilizadas, catalogadas e disseminadas é na verdade a gestão. Ah, poderíamos disponibilizar estas idéias em uma folha de papel e organiza-las em um caderno; perfeito, isto é gestão também, porém as ferramentas somente nos auxiliam a organiza-las de uma forma melhor, mais rápida e com maiores possibilidades de compartilhar.
Acredito que a gestão do conhecimento não acabe depois da idéia/sonho/conhecimento nascer, porque existe um ciclo até ela se consolidar (virar um produto) e este ciclo é uma gestão.
O texto se baseia no paradigma de que somente podemos gestionar algo que é concreto; como livros, mercadorias, pessoas, etc. E segue comentando que não se faz gestão de algo que pode vir a ser, nem do futuro e nem do que passou. De que não é possível administrar sonhos, idéias e conhecimentos.
Eu discordo, porque podemos sim administrar sonhos, idéias e conhecimento. Lembre-se que sonhos, idéias e conhecimentos surgem, nascem... Porém após elas serem concebidas, podemos sim, gerencia-las e ajudá-las a se desenvolver. Em um grupo focado para isto, estas idéias, sonhos e conhecimentos podem agregar novas informações, e estas informações devem sim ser gerenciadas. Estas idéias, sonhos e conhecimentos podem até mesmo se desdobrar em outros sonhos, idéias e conhecimentos.
Ai então que a Web 2.0 pode nos ajudar a administrar tudo isto, de forma organizada, mantendo o conteúdo destas idéias e conhecimentos disponíveis a mais e mais pessoas, fazendo com que se multiplique, cresca e se potencialize. A forma como estas informações geradas destes sonhos, idéias e conhecimentos serão armazenadas, disponibilizadas, catalogadas e disseminadas é na verdade a gestão. Ah, poderíamos disponibilizar estas idéias em uma folha de papel e organiza-las em um caderno; perfeito, isto é gestão também, porém as ferramentas somente nos auxiliam a organiza-las de uma forma melhor, mais rápida e com maiores possibilidades de compartilhar.
Acredito que a gestão do conhecimento não acabe depois da idéia/sonho/conhecimento nascer, porque existe um ciclo até ela se consolidar (virar um produto) e este ciclo é uma gestão.
quarta-feira, 11 de março de 2009
O que é o Google Analytics?
Google Analytics é um serviço gratuito disponibilizado pela Google onde ao ativar o serviço através de uma conta do Google e cadastrar um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e a cada exibição, estatísticas de visitação são enviados ao sistema e disponibilizado ao dono do site. Foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense.
O Google Analytics é o mais utilizado (68%), seguido por Omniture (10%) e Webtrends (7%). Certifica, do Chile, e Predicta, têm 3% do mercado cada um. Outros programas, como Clicky, Coremetrics, Estat e Tracker, têm 9% do mercado juntos.
Google Analytics é o software mais utilizado em 306 empresas entre as 500 Maiores e Melhores da revista Exame.
O objetivo de termos acesso a estas informações é identificar onde teremos que melhorar nosso site. Caso tenhamos um acesso baixo a uma determinada sessão de nosso site, podemos identificar e trabalhar para melhorar as visitas neste ponto. Também é uma ferramenta importante para descobrir o que o público tem mais interesse. Por exemplo, caso você venda alguns produtos, poderá verificar qual deles o público visitante acessa mais, ou seja, qual lhe é mais interessante.
terça-feira, 10 de março de 2009
Acho que andaram lendo meu blog....
No jornal "A Notícia" desde domingo, apareceu uma reportagem falando sobre Blogs! Achei bastante oportuno, visto que, ando falando bastante do tema aqui no meu blog.
E as características ressaltadas no blog eram: rapidez, facilidade de uso e usabilidade. Mas havia um tópico que não comentei em meu blog, que era um comparativo entre as ferramentas de blog existentes hoje, destacando os pontos positivos e negativos de cada uma delas. No final, o melhor blog foi o do Google, este os quais os amigos estão lendo!
E as características ressaltadas no blog eram: rapidez, facilidade de uso e usabilidade. Mas havia um tópico que não comentei em meu blog, que era um comparativo entre as ferramentas de blog existentes hoje, destacando os pontos positivos e negativos de cada uma delas. No final, o melhor blog foi o do Google, este os quais os amigos estão lendo!
domingo, 1 de março de 2009
É simples, barato e rápido!
Sou torcedor do Joinville Esporte Clube, o JEC. Neste momento em êxtase, é verdade, pela bela campanha que o time vem apresentando neste campeonato estadual, porém o foco deste post não é o JEC, mas sim as informações que foram geradas nos blogs em virtude da vitória do JEC por 4x2 fora de casa contra um rival.
Depois de 15 minutos do encerramento do jogo, iniciei a minha busca por informações de profissionais sobre o jogo, inclusive a opinião dos comentaristas/jornalistas de Florianópolis. Rapidamente, fui visitar os sites do jornal "A Notícia" e do "Diário Catarinense". Todos os blogs dos comentaristas estavam atualizados comentando a virada do JEC. E fiquei imaginando como seria isto a alguns anos atrás!
A alguns anos atrás a informação demorava muito mais à chegar, isto porque o acesso a internet não era assim tão simples e fácil como agora. Porém, o que em minha opinião favoreceu esta rapidez, é o tal do BLOG.
Porque ele é simples de se acessar, simples de escrever e simples de publicar! Mesmo pessoas com pouco conhecimento de informática, conseguem publicar em Blogs. Isto revolucionou o modo como a informação é publicada, pois os comentaristas/jornalistas podem postar seus comentários a qualquer momento e de qualquer local do planeta; e o podem fazê-lo até mesmo de um celular. Com o "Iphone" da Apple, por exemplo, é muito fácil de fazê-lo; e ainda nem necessita ter acesso a ADSL (acesso a internet discada) ou algo similar, basta o celular ter sinal!
É simples, barato e rápido! Quer mais facilidades? Porque ainda não criou o seu blog? Faça agora! É simples, barato e rápido!
Depois de 15 minutos do encerramento do jogo, iniciei a minha busca por informações de profissionais sobre o jogo, inclusive a opinião dos comentaristas/jornalistas de Florianópolis. Rapidamente, fui visitar os sites do jornal "A Notícia" e do "Diário Catarinense". Todos os blogs dos comentaristas estavam atualizados comentando a virada do JEC. E fiquei imaginando como seria isto a alguns anos atrás!
A alguns anos atrás a informação demorava muito mais à chegar, isto porque o acesso a internet não era assim tão simples e fácil como agora. Porém, o que em minha opinião favoreceu esta rapidez, é o tal do BLOG.
Porque ele é simples de se acessar, simples de escrever e simples de publicar! Mesmo pessoas com pouco conhecimento de informática, conseguem publicar em Blogs. Isto revolucionou o modo como a informação é publicada, pois os comentaristas/jornalistas podem postar seus comentários a qualquer momento e de qualquer local do planeta; e o podem fazê-lo até mesmo de um celular. Com o "Iphone" da Apple, por exemplo, é muito fácil de fazê-lo; e ainda nem necessita ter acesso a ADSL (acesso a internet discada) ou algo similar, basta o celular ter sinal!
É simples, barato e rápido! Quer mais facilidades? Porque ainda não criou o seu blog? Faça agora! É simples, barato e rápido!
Assinar:
Postagens (Atom)
