Imaginando que a comunicação em um projeto deva ser a mais transparente possível, fazendo com que todos tenham a informação e/ou que possam obte-la de forma fácil e rápida, é que imagino o potencial da web 2.0 em ambientes de projetos.
Imagino o gerente de projetos escrevendo um blog, onde as principais informações deste projeto estariam acessíveis a todos os participantes. Assim que uma nova informação importante é gerada, rapidamente estaria publicada neste blog. Imagino os participantes deste projeto com seus leitores RSS plugados no seu correio eletrônico, que assim que fosse postada esta nova informação no blog, estaria disponível em seu correio eletrônico, sem ele precisar acessar o blog para descobrir que existem novas publicações. Legal hein!
Imagino os participantes do projeto colaborando em Wikis para documentar o que é necessário durante o projeto.
Imagino as agendas dos participantes do projeto, bem como as suas listas de tarefas, compartilhadas para que seja de conhecimento de todos do projeto o que eles precisam fazer e quando.
Imagino os participantes do projeto colaborando no fórum do projeto, onde uma quantidade imensa de conhecimento é colocado a prova para ajudar as pessoas. Ao postar a sua dúvida, um especialista em determinado assunto, estaria respondendo as perguntas postadas no fórum, fazendo com que o conhecimento seja disseminado a todos os participantes, deixando de ser de apenas um indivíduo, passando a ser da comunidade.
Imagino os participantes buscando novos integrantes para o projeto, usando ferramentas de social-networking, como o Lotus Connections. O gerente de projeto necessita um reforço para a sua equipe, e esta pessoa que integrará a equipe deverá possuir um perfil extremamente técnico e com conhecimento em redes sociais, por exemplo. Em uma ferramenta como o Lotus Connections as "Profiles" nos ajudam a encontrar estas pessoas com muito mais rapidez. Além disto, as comunidades nas quais ele participa nos ajudaram na decisão se é a pessoa mais indicada para a vaga.
Imaginação ou realidade? Realidade sim! Muitas empresas já utilizam estes conceitos e ferramentas a um bom tempo, e com bastante sucesso. A IBM é uma delas.
Sim, sim, eu sei. A IBM é uma empresa de software que vende produtos desta natureza, nada mais natural que ela use e bem os produtos que cria. Mas na empresa anterior que trabalhei, utilizávamos em uma escala muito menor, vários destes conceitos acima mencionados, e com resultados muito satisfatórios. Através do Quickplace, tínhamos TODOS os projetos implementados em places (mini web sites) que continham toda a documentação do projeto. Todo baseado no PMI, onde inclusive as aprovações dos gerentes de projeto, dos patrocinadores, etc; estavam dentro da ferramenta, de forma que todo o material estava disponível aos participantes do projeto.
Então, não é assim nenhuma utopia; é sim, um esforço grande para que estas ferramentas sejam utilizadas. Obviamente tem de existir um apoio muito forte da diretoria da empresa, pois ela sabe que os resultados serão muito satisfatórios, e o conhecimento de cada projeto será mantido em uma base de conhecimento muito rica e farta. Todos saem ganhando com isto, não existem perdedores!
Nenhum comentário:
Postar um comentário