quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A saga do Internet Explorer 6

Acabei de ler uma reportagem interessante falando sobre o Internet Explorer 6, o navegador da Microsoft, e gostaria de compartilhar com vocês a minha opinião a respeito desta reportagem.

A muito tempo atrás, nos idos de 1996, tive o meu primeiro contato com o mundo Linux e a Internet. Os browsers existentes, mais conhecidos, eram o Netscape e o Internet Explorer. A grande massa utilizava o Netscape, que realmente era muito mais ágil, fácil e rápido que o da Microsoft. Mas a Microsoft entendeu, demorou mas entendeu, que a Internet chegava para dominar o mundo e ela não podia ficar atrás do que estava acontecendo.

A Microsoft travou uma guerra contra os navegadores existentes e obviamente ganhou. Com a incorporação do navegador no sistema operacional, a guerra deixou de existir. Mas a Microsoft, ai já na versão 6, dissolveu os desenvolvedores do navegador e só por uma pressão muito forte do mercado, manteve uma pequena equipe para os patches de segurança. O Internet Explorer 6 data de 2002 e desde lá qual foi a atualização que sofreu o navegador? Quase nada, apenas o Internet Explorer 7 que ganhou as funcionalidades dos navegadores existentes (FireFox, Safari, etc.).

Como a Microsoft não mais atualizava o seu navegador, abriu-se espaço novamente para os outros fabricantes. O Mozilla que não morreu em virtude do Linux gerou filhos e teve seus frutos, como o Firefox. Agora a pergunta que não quer calar, quanto atraso tivemos por ser um monopólio de apenas um fornecedor? Será que os navegadores já estariam com muitas mais funcionalidades se houvesse concorrência.

Leia o artigo que li que deu origem a este post: " Internet Explorer 6 já passou da hora de aposentar "

Nenhum comentário: