Wiki são sites que permitem a seus usuários facilmente adicionar, remover ou alterar parte de seu conteúdo. Ela fica no meio do caminho entre um blog e um site, ou seja, ela tem a rapidez de escrita e edição de um blog, a estrutura de um site (não é um diário cronológico como é o blog) e ainda tem a vantagem de ser editado por qualquer usuário identificado. Pode parecer loucura, logo você imagina que o site estará sempre cheio de lixo, mas a experiência prova que isto não ocorre, pois existem mais pessoas corrigindo o conteúdo do que gerando lixo.
Um dos maiores símbolos desta tendência é a Wikipedia, um projeto utópico (???) da criação de uma enciclopédia com a colaboração voluntária dos internautas.
A aplicação do conceito de Wikis nas empresas já não é mais utopia. A facilidade do seu manuseio e a estruturação do processo de partilha e codificação do conhecimento são vantagens que seduziram os gestores. As aplicações dos wikis na web para a captura e construção de conhecimento coletivo são imensas.
Abaixo um vídeo do You Tube que ilustra através de uma forma bem simples a utilização de um Wiki. Depois de assistir o vídeo, faça um exercício e veja se não teria como utilizar este conceito na sua empresa. Eu acredito que você acharia muitas formas de utilizar isto e estas ainda iriam lhe poupar muito tempo e dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário