A internet é um novo meio de comunicação, com forte tendência à interação e é o primeiro meio de interação a distância de muitos para muitos, criado pelo homem, com forte potencial de comunicação horizontal, a critério e a gosto do freguês.
WEB 2.0 é a tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. Já comentamos em "posts" anteriores os conceitos da Web 2.0 e como ela pode lhe ajudar a tornar o ambiente on-line mais dinâmico, fazendo com que os usuários colaborem para a organização do conteúdo, participem e interagem na rede.
Por trás das gigantes da web 2.0 está o poder que a rede tem de tirar proveito da inteligência coletiva. Que é, por sua vez, o uso da interatividade, das comunidades virtuais, dos fóruns, dos weblogs e wikis, para construir e distribuir os saberes globais, baseada no acesso à informação sempre atualizada.
Poderíamos aqui destacar algumas manifestações de inteligência coletiva que com certeza, você já utilizou ou utiliza: Wikipédia (http://pt.wikipedia.org) , Yahoo! Respostas (http://br.answers.yahoo.com) e Fóruns/Blogs.
Especificamente em Fóruns e Blogs, as comunidades crescem numa rapidez enorme e com uma quantidade imensa de conhecimento sendo disponibilizado diariamente. Nestes fóruns/blogs a comunidade que participa interage de tal forma que pode resolver problemas e até ajudar na decisão de rumos de produtos. Um caso deste foi a IBM, que postou uma pergunta em um de seus blogs, que seria: quais funcionalidades deveriam ser incorporadas em seu produto Lotus Notes?; houveram muitos posts de sugestões e algumas delas foram atendidas.
A web 2.0 é um novo modelo, é uma nova forma cultural de relacionamento, da qual estamos nos habituando lentamente, com enorme resistência. Por isto, os projetos que potencializem a web 2.0 não são fáceis, pois vão contra a arraigada cultura que temos de difundir e nos informar e trocar conhecimento no modelo anterior. Projetos da web 2.0 para gerar inteligência coletiva são, basicamente, de mudanças culturais, utilizando novas ferramentas interativas.
Assim, quando falamos em internet ou web 2.0 não podemos nos perder em tecnicismos, ou em imagens piscando, ou vídeos passando.
O que realmente fará a diferença para o ser humano com estas novas ferramentas, metodologias e profissionais será a nossa capacidade de interagir no mundo novo, não mais para ser informado, mais para informar, descobrindo tribos e produzindo com elas e nelas o conhecimento necessário para enfrentar o novo cenário veloz.
Assim, as decisões tomadas, a experiência adquirida e a memória do grupo preservada com rápida recuperação para os que estão e ainda virão − tudo isso, podemos chamar de Inteligência Coletiva, o objetivo principal da nova web 2.0.
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário