O termo Web 2.0 foi criado por Tim O’Reilly e tem o seguinte conceito na wikipédia:
“Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.”
Mais fácil do que conceituar o termo, é explicar o que ele não é. Web 2.0 não é uma tecnologia, não é um padrão nem tampouco é uma indústria.
No universo da Web 2.0, software torna-se um serviço que permite gerenciar a inteligência coletiva. Enquanto na Web 1.0 tínhamos computadores conectados, a Web 2.0 tem pessoas conectadas. Dentro deste novo universo enquadram-se blogs, wikis, rss, syndication, mashups e outros termos que podem parecer novos, mas na verdade são ferramentas conhecidas.
Nos próximos posts iremos descrever cada um destes termos colocados acima, e tentar desvendar um pouco desta sopa de letrinhas com algo mais prático e mais perto de nossa realidade. Aguarde...
Nenhum comentário:
Postar um comentário