sexta-feira, 6 de junho de 2008

Blog com uma visão mais empresarial

Blogs são poderosos canais de comunicação para divulgar e coletar “feedbacks” sobre as empresas e seus produtos ou iniciativas.

Porque utilizar blogs se já publicamos informações na internet há muito tempo?

Porque blog é um canal de comunicação que possui características bem interessantes. Abaixo descrevo algumas delas.

Uma destas características interessantes é a informalidade. Por ser mais informal do que uma publicação web no site da empresa, o blog é tipicamente uma pessoa ou grupo de pessoas falando em primeira pessoa. Por mais que você esteja blogando em nome da sua empresa, é a sua visão dos fatos e esta facilidade e informalidade faz com que você publique muito mais informação do que você tipicamente publicaria ou atualizaria no site da sua empresa.

O blog é uma ferramenta para você colher “feedbacks”. Não existe blog sem o usuário poder postar comentários nas entradas publicadas em seu blog. E é ai que ele se torna poderoso, porque você pode colher uma série de informações que podem nortear suas ações e/ou decisões, fazê-lo mudar de estratégia, etc.

Agora vamos transpor isto para a empresa. Imagine as vantagens de um blog do Presidente da empresa, onde ele rapidamente poderia publicar informações, evitando assim a tal da "Radio Peão". Como um blog é de fácil utilização, não necessitamos do pessoal de TI ou Marketing para atualizar a página em uma intranet, por exemplo, isto nos daria agilidade e rapidez. Se esta mesma informação tivesse que ser distribuída rapidamente; que outros meios poderíamos utilizar? Correio Eletrônico, revista interna, comunicado impresso, murais?!? Teríamos uma demora e um custo maior para que a informação chegue ao seu destino final. Um correio eletrônico, por exemplo, não seria entregue a todos os funcionários, sendo assim, teríamos os supervisores e/ou coordenadores passando a mensagem adiante, mas a interpretação e divulgação de cada um destes supervidores/coordenadores poderia ser diferente. Uma publicação impressa seria muito mais custosa e demorada. Se utilizássemos o blog, poderíamos através de quiosques e outros computadores, disponibilizar rapidamente a informação, além disto, poderíamos colher a opinião dos funcionários que leram esta publicação. Imagine a riqueza destas informações para os gestores da empresa!

Em virtude de tudo o que foi aqui exposto, pense nesta possibilidade em sua empresa.

Nenhum comentário: