quarta-feira, 11 de março de 2009

O que é o Google Analytics?

Google Analytics é um serviço gratuito disponibilizado pela Google onde ao ativar o serviço através de uma conta do Google e cadastrar um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e a cada exibição, estatísticas de visitação são enviados ao sistema e disponibilizado ao dono do site. Foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense.

O Google Analytics é o mais utilizado (68%), seguido por Omniture (10%) e Webtrends (7%). Certifica, do Chile, e Predicta, têm 3% do mercado cada um. Outros programas, como Clicky, Coremetrics, Estat e Tracker, têm 9% do mercado juntos.


Google Analytics é o software mais utilizado em 306 empresas entre as 500 Maiores e Melhores da revista Exame.

O objetivo de termos acesso a estas informações é identificar onde teremos que melhorar nosso site. Caso tenhamos um acesso baixo a uma determinada sessão de nosso site, podemos identificar e trabalhar para melhorar as visitas neste ponto. Também é uma ferramenta importante para descobrir o que o público tem mais interesse. Por exemplo, caso você venda alguns produtos, poderá verificar qual deles o público visitante acessa mais, ou seja, qual lhe é mais interessante.

Nenhum comentário: