sábado, 30 de outubro de 2010

Responsabilidade social: Exemplos que valem a pena ser mostrados

Acabei de participar como voluntário do projeto “Olhar Jovem”, e posso dizer que sai do discurso e fui realmente a prática. O discurso de responsabilidade social de nada vale se não nos engajarmos e realmente o praticarmos. Tanto se fala e pouco se faz.

Parece-me que aos poucos as pessoas estão descobrindo que, para vivermos melhor, precisamos pensar coletivamente e não só no eu; somente assim será um jogo de ganha ganha, onde todos podemos ganhar.

Estava eu esta semana, assistindo a um programa, que agora não me recordo o canal, onde se comentava sobre o doar-se. Era unanime a ideia de que quanto mais doamos, mais receberemos. O retorno, quer seja em forma de um sorriso, de um agradecimento é muito maior que o custo/tempo que se dedicou aquela atividade.

Nos últimos anos tenho vivido diariamente com questões profundas como valores, ética, responsabilidade, caridade, filantropia, etc. Esta é a nova visão do século. Existe uma frase que gosto muito que fala o seguinte: "A semeadura é livre, a colheita é obrigatória.". Façamos nossa parte, semeemos bem para que nossa colheita seja boa.

Mas saindo um pouco da teoria e entrando na prática, que é o caso deste post, neste projeto vejo muito sobre o que escrevi acima. Uma empresa de Joinville, que não quer citar o seu nome, decidiu no ano de aniversário de seus 20 anos, ao invés de realizar uma festa para a sociedade, resolver investir seu tempo e dinheiro neste projeto. São mais de 240 adolescentes, que fazem parte do projeto "Bombeiro Mirim" realizado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, que receberão consultas oftalmológicas e exames sem custo algum. Será realizado durante todos os sábados deste mês de novembro. Este projeto do Corpo de Bombeiros de Joinville é uma iniciativa que atende crianças carentes da cidade, dando uma instrução a mais para que possam ter um futuro melhor. Esta empresa buscou parceiros nesta iniciativa, conseguindo que uma ótica da cidade forneça os óculos para os bombeiros mirins que necessitem. Mais uma outra uma empresa também comprou esta ótima ideia e se juntou voluntariamente ao projeto.

Aceito a posição da empresa em não querer usar isto na mídia, porém acredito que atitudes como esta devem ser mencionadas e divulgadas para que possam encorajar outras empresas a fazer o mesmo. Empresas e pessoas precisam entender que fazer o bem não é simplesmente ser bonzinho, passa obrigatoriamente pela questão de valores, tão citadas neste texto. Não precisam ser megaprojetos para fazer a diferença, são estes pequenos detalhes /projetos que fazem a diferença no dia a dia. A citação do presidente americano John F Kennedy “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país.” Ilustra de forma mais clara e objetiva o caminho a ser seguido. Não esperemos acontecer, façamos acontecer.

Quando sua empresa ou você pensar em responsabilidade social se pergunte "o que nós temos a ver com isso?”, lembre-se: todos têm a ver com isto. A sociedade é uma só e estamos inseridos nela; e nossas atitudes, mesmo que pequenas, podem fazer com que ela mude, e ela mudando, muda a nossa vida. É o jogo do ganha ganha.

Nenhum comentário: