segunda-feira, 26 de maio de 2008

Introdução à ITIL

Em nosso mundo globalizado e altamente competitivo, é preciso ter flexibilidade e agilidade suficientes para reagir com rapidez às falhas e aos imprevistos, e melhor ainda, se antecipar a eles. Este é o grande desafio do Gerenciamento de Serviços de TI.

Disciplinas relacionadas com o Gerenciamento de Serviços de TI, buscam este alinhamento dinâmico da área de TI com o negócio da empresa. Um conjunto de melhores práticas para esse gerenciamento de serviços pode aumentar significativamente a qualidade, segurança e confiablidade de processos da área de TI junto a seus clientes internos e externos.

Um conjunto de melhores práticas, compiladas pela OGC, podem nos ajudar a alcançar este patamar de qualidade, segurança e confiabilidade. E estas melhores práticas podem ser implementadas até mesmo em pequenas áreas de TI.

Estas melhores práticas foram compiladas e geraram a ITIL (Information Techonology Infraestructure Library), que é o como fazer no seu dia a dia de TI. A ITIL não define os processos a serem implementados na área de TI. Em vez disso, procura demonstrar melhores práticas que podem ser utilizadas para esta definição. Tais práticas, por sua vez, podem ser adotadas do modo que melhor puder atender às necessidades de cada organização.

Existe um frase de um livro de ITIL que achei muito importante, e gostaria de transcreve-la: "A adoção da ITIL não obriga a uma nova maneira de pensar e agir. Essa adoção fornece uma base onde colocar os processos existentes em um contexto estruturado não validando suas atividades, tarefas, procedimentos e regras." Isto quer dizer que não precisamos mudar toda nossa área de TI para a aplicar a ITIL.

Acesse o site do itSMF no Brasil em http://www.itsmf.com.br/ para maiores informações.
 

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